FLORES ACARICIAM-NOS A ALMA.!

FLORES ACARICIAM-NOS A ALMA.!
Flores são as coisas mais doces que Deus fez, e esqueceu de pôr uma alma nelas. Henry Beecher....Imagem: by Dialektus

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Jardineiro

Muitas profissões me encantam como a de jangadeiro,
Mateiro, canoeiro, vaqueiro, pescador, cantador, violeiro...
Por suas peculiaridades, por suas realidades...
Em especial aprecio o trabalho do jardineiro por que
Cuida das plantas, das flores, da terra...
Conheci um velho jardineiro de um antigo casarão que,
Há anos e anos, tratava de um imenso jardim em frente
E ao lado do velho casarão de janelões e portas de castelo.
Um prédio do século passado de cor indefinida pelo
Desgaste do tempo... Lá morava um casal de idosos...
O jardineiro, seu Jarbas, andava sempre com um macacão
Azul sobre uma camiseta que fora branca, agora, encardida
Pelo uso prolongado... Ali, tudo é vetusto, só o jardim que não!
O jardim é florido, de folhas viçosas e movimentado...
Há o alarido dos passarinhos, os passeios dos calangos,
Os assobios melancólicos do seu Jarbas e os bizuns das
Vespas e besouros... Um tesouro a céu aberto!
Seu Jarbas tinha um intenso e prazeroso afazer:
Molhar a terra, remexê-la, adubá-la, podar as plantas,
Plantar e colher as flores para o casal de velhinhos
Vendê-las aos sábados na feirinha da cidade.
O jardineiro gostava das rosas, dos lírios, dos crótons,
Dos jasmins, das begônias e assim por diante...
Pude perceber que tinha um carinho especial pelas
Orquídeas... Eu o via sempre a contemplá-las, acariciá-las...
Parece que seu Jarbas até falava com elas...
Conversava sim com as orquídeas! Adulava-as...
Certo dia acerquei-me do seu Jarbas e papo
Vem, papo vai, perguntei-lhe:
- Seu Jarbas, por que sua predileção pelas orquídeas?
O velho sentiu o impacto: gaguejou, emudeceu, lagrimou...
Mas se refez. Pediu-me desculpas e arrematou:
- Com elas eu ganhei o grande amor da minha vida!
- Ofertei-as no “dia dos namorados” à minha pretendida!
- Ela sensibilizou-se com meu gesto e aceitou ser minha esposa...
- Pouco depois ela faleceu e foram-se os sonhos meus!
- Acredito que ela se tornou uma orquídea violácea...
- Por que seu Jarbas? Não poderia ser a flor da acácia?
- Não, meu filho, foi justamente a orquídea violácea que a ofertei
No “dia dos namorados”!
- E um dia ela me disse: - Quando morrer, Deus permita
Que me torne uma orquídea violácea para sempre
Estar bela, altiva e perfumada a seu lado
Meu único e eterno namorado!


Paulo Paixão

Sem comentários:

Enviar um comentário